Insuficiência Cardíaca

Prevenção

Assim como as demais doenças do coração, a prevenção da insuficiência cardíaca acontece por meio da adoção de hábitos saudáveis no dia a dia, como a prática regular de atividade física, alimentação saudável, não fumar e evitar o estresse.

Acompanho dessa rotina, é preciso também adotar a cultura de visitar um cardiologista anualmente. Com essa regularidade, é possível avaliar a pressão arterial e identificar a presença de fatores de risco que possam desencadear ao desenvolvimento da doença.

Nutrição

Para quem sofre de insuficiência cardíaca, é essencial o consumo de alimentos que tenham baixo teor de sódio e com pouco ou sem sal. Também é muito importante evitar alimentos enlatados e congelados. Prefira os feitos no vapor, grelhados, assados ou cozidos.

Atividade física

Caminhar e andar de bicicleta são boas opções. Mas lembre-se que antes de se propor a fazer exercício físico, é necessário passar por uma avaliação médica.

Além de proporcionar mais disposição e bem-estar, as atividades físicas ajudam a perder peso.

Depois de se exercitar, descanse. Se puder, mantenha os pés elevados. Isso ajuda a reduzir o inchaço nas pernas.

Apoio familiar

O apoio das pessoas que amamos é fundamental em qualquer situação da vida. Se tratando de saúde, ainda mais, pois o paciente inevitavelmente fica mais sensível. Por isso, entender as limitações da pessoa é fundamental e ajuda também na autoestima para a recuperação do problema.