A Campanha

A incontinência urinária (IU) atinge cerca de 10 milhões de brasileiros. Entre as mulheres, 35% enfrentam o problema após a menopausa. Já entre os homens submetidos à cirurgia para a retirada da próstata, de 5% a 10% podem apresentar a doença.

Muitas vezes considerada como parte natural do envelhecimento, a disfunção não é exclusivamente causada pela idade e pode estar presente em todas as fases da vida. Para conscientizar sobre esse cenário, o Instituto Lado a Lado pela Vida, com o apoio da Bigfral, lançou em 2015 o programa Xi Escapou.

O objetivo do Xi, Escapou é acabar com medos e preconceitos, mostrando, por meio da informação e de ações específicas, que é possível viver bem mesmo com a incontinência urinária, além de capacitar médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e cuidadores.

Com isso, a campanha busca preparar estes profissionais para que saibam lidar com o distúrbio e fornecer informações de forma clara e humanizada para os pacientes. Série de vídeos, materiais informativos e as redes sociais são algumas das ferramentas utilizadas a favor da discussão do tema e desmistificação da perda de urina.